OFERTA E CONSUMO DE MÍDIA LOCAL NO SUL BRASIL

Andréa F. Weber; Cláudia Herte de Moraes
Universidade Federal de Santa Maria
Medios, política y poder
af_weber@yahoo.com.br
chmoraes@hotmail.com

Resumen:

A região noroeste do estado do Rio Grande do Sul (Brasil) caracteriza-se pela organização em pequenas cidades (de até 30 mil habitantes), pela economia agrícola e por um índice de desenvolvimento humano baixo se comparado ao de outras regiões do estado. Entre as defasagens sociais, estão a pequena oferta e a má qualidade da mídia local, que carece tanto de investimentos financeiros e tecnológicos quanto de profissionais qualificados, especialmente de jornalistas. Para conhecer a realidade da mídia da região, foi realizado um levantamento pessoal e por telefone sobre a existência e o funcionamento de veículos de comunicação (TV, rádio, imprensa) nos 30 municípios da região (ano/2008). Em seguida, foi efetuada uma pesquisa quantitativa sobre o consumo desses veículos, para a qual foram definidas cotas de sexo, local de moradia e idade e aplicados 1112 questionários, amostra obtida para a população total da região, que é de cerca de 180 mil pessoas, para um nível de confiança de 95,5% e margem de erro de 3% (ano/2009). Dados preliminares revelam que o veículo mais consumido na região é o rádio, devido ao seu alcance e proximidade; que a internet ainda é insignificante em termos de consumo; que não existem salas de cinema na região; que apenas 2 jornalistas atuam em veículos de comunicação locais. Essas informações permitem avaliar as necessidades de oferta de mídia e de recursos humanos e desenvolver políticas mercadológicas e educacionais apropriadas para a região.